sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Comportamento Humano

     Desmond Morris propõe em (Você: Um Estudo Objetivo do Comportamento Humano), como introdução, que: "Um observador de homens observa as pessoas exatamente como um observador de pássaros observa os pássaros. Mas como estudioso do comportamento humano, não como voyeur. Para ele, o modo como um idoso cavalheiro acena para um amigo é absolutamente tão excitante quanto o modo como uma jovem cruza as pernas. É um observador de campo das ações humanas, e seu campo são todos os lugares - a parada de ônibus, o supermercado, o aeroporto, a esquina, o jantar formal, a partida de futebol. Em todo lugar onde as pessoas se comportam, lá está o observador de homens a aprender alguma coisa - alguma coisa sobre os seus semelhantes e, em essência, sobre si mesmo.
     Em certa medida todos nós somos observadores de homens. De vez em quando tomamos nota mentalmente de uma postura ou gesto em particular, e perguntamos a nós mesmos como tal atitude poderia se ter originado, mas raramente fazemos alguma coisa em relação a essa curiosidade. Dizemos coisas como: "Fulano faz com que eu me sinta apreensivo, não sei por quê, mas faz", ou "Ela não estava se comportando de modo estranho a noite passada?", ou "Sempre me sinto completamente à vontade com aqueles dois - tem alguma coisa a ver com o jeito deles". E ficamos nisso. Mas o observador sério quer saber por que essas sensações são despertadas. Deseja saber como chegamos a agir do modo como o fazemos. Isso significa passar longas horas executando trabalho de campo e olhando as pessoas de maneira nova.
     Não há nada de especialmente técnico nessa abordagem. Tudo de que se necessita é a compreensão de um número de conceitos simples, e são esses conceitos que esse livro pretende apresentar. Cada um nos fala de um tipo especial de comportamento, ou de um modo especial como o comportamento se desenvolve, se origina ou muda. Conhecer esses conceitos torna possível identificar certos padrões de comportamento com muito mais clareza. 
     Portanto este é um livro sobre ações, sobre como as ações se tornam gestos e sobre como os gestos transmitem mensagens. Enquanto espécie podemos ser tecnologicamente inteligentes e filosoficamente brilhantes, mas não perdemos nossa propriedade animal de sermos fisicamente ativos; e é essa atividade corporal o interesse fundamental do observador de homens. Ao se concentrar tanto nas próprias palavras, o homem parece esquecer que seus movimentos, posturas e expressões contam uma história própria.
     Deve-se acrescentar, porém, que este livro não visa a ser um auxílio ao domínio dos comportamentos por meio da leitura dos pensamentos secretos deles. Um observador de pássaros não os observa a fim de abatê-los. De modo semelhante, um observador de homens não tira vantagens injustas da compreensão especial que tem do comportamento humano. Sua finalidade fundamental é chegar a uma compreensão mais profunda das interações humanas e da notável previsibilidade de muito do comportamento humano.
     Assim como com toda pesquisa científica, claro que existe o risco de um novo conhecimento poder levar a novas formas de exploração do ignorante por parte do informado, mas neste caso em particular talvez haja uma probabilidade maior de tal conhecimento ser, pelo contrário, a fonte de uma tolerância mais ampla. Pois compreender o significado das ações de outro homem é ganhar uma visão dos problemas dele; ver o que se encontra por trás da sua conduta é, talvez, perdoá-lo naquilo em que, anteriormente, ele teria sido atacado.
     Acima de tudo, deve-se salientar que não há nada de insultante em olhar as pessoas como a animais. Afinal de contas, somos animais. O Homo sapiens é uma espécie de primata, um fenômeno biológico dominado por regras biológicas, como qualquer outra espécie. A natureza humana não é mais do que um tipo particular de natureza animal. De acordo, a espécie humana é um animal extraordinário; mas todas as outras espécies também são animais extraordinários, cada uma à sua maneira, e o observador científico de homens poderá trazer muitas revelações novas ao estudo dos assuntos humanos se conseguir conservar essa atitude básica de humildade evolucionária.". É que todos os animais desempenham ações e a maioria faz pouca coisa mais. Isso tudo interessa diretamente ao Direito, na medida em que este se ocupa das ações humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário